Sobre o Curuqui

O grupo escoteiro Curuqui, foi fundado em 25 de Agosto de 1983, na cidade de Jundiaí, SP. Desde o início o grupo está registrado na UEB (União dos Escoteiros do Brasil), órgão reconhecido pela constituição federal como utilidade publica na educação não formal para jovens com idade entre 07 a 21 anos.




O grupo possui duas alcatéias: Coala, e Selva dos Lobos, nas alcatéias jovens de idade de 07 a 10 anos vivem o período determinado Lobinho, aonde através da mística do Livro da Jângal, desenvolvem suas atividades.


Existem três tropas escoteiras no grupo as masculinas Curuqui e Tornado, além da feminina Cachoeiras do Japy. No período de 10 a 14 anos o jovem convive com sua tropa, chamado de Escoteiro e aprende diversas técnicas para melhoria de sua ação, raciocínio e percepção dos fatores que lhe cercam, através do método da vida ao ar livre e acampamentos.


Completado 14 anos o jovem entra na tropa Sênior e Guia,chamada Tropa Atlântis, composta por todos na idade entre 14 a 18 anos, tendo focado o desenvolvimento dos mesmos através da aventura e conquistas. Grandes desafios fazem parte do cotidiano destes jovens.


Após atingirem 18 anos, temos o ramo Pioneiro na unidade do Clã Willian Wallace, aonde até os 21 anos completo o jovem tem desafios de elaborar e organizar projetos em sua vida, preparando o para o mercado de trabalho e conquistas em sua vida pessoal, agora entrando na sociedade como uma pessoa de bem, de ótimos valores e costumes, visando ser um ícone dentre os quais ele estiver rodeado.


Acima dos 21 anos todo adulto é denominado Escotista, ou ainda carinhosamente chamado de “chefe”, todos são voluntários dedicando o tempo livre de seu dia a dia em prol do desenvolvimento dos jovens do grupo.


Acreditamos que o movimento escoteiro é um perfeito movimento familiar, aonde não somente o jovem participa em seu aprendizado como também, familiares unem conhecimentos, e ideais para auxiliar o jovem nesta jornada.


Hoje o Curuqui, conta com uma sede própria, realizando suas atividades todos os sábados no período das 14h00minh até 17h00minh.


Endereço do Curuqui:


Av. Cia. Paulista de Estrada de Ferro, Horto Florestal, s/nº Jundiaí-SP


Email para contato:


grupoescoteirocuruqui@yahoo.com.br

Quem sou eu

Minha foto
Jundiaí, São Paulo, Brazil
Índio grande da Serra do Japi. Sou o grupo escoteiro Curuqui! Nascido em 25 de agosto de 1983, tenho como ideal formar cidadãos de futuros exemplares, pessoas de bem atuantes a nossa pátria.